O Dia da Cultura Popular, também conhecido como Dia do Folclore, celebrado nesta terça-feira (22), teve sua comemoração realizada no Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), no período da manhã. Realizada pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), a ação marcou o lançamento oficial do projeto “Cultura na Rua”. Na ocasião, a presidente da Fundação, Auxiliadora Freitas, representou o prefeito Wladimir Garotinho.
A primeira atração foi a Sociedade Musical Lira de Apolo, sob a regência do maestro Ricardo de Azevedo, mostrando sua tradição de 153 anos.
Em seguida, a atração foi Cortejo do Boi Macutraia, Sob a coordenação do poeta Artur Gomes e da atriz e professora, Lucia Talabi, com alunos do Curso de Teatro de Rua da FCJOL.
A Vacinação Poética também marcou a festa, trazendo versos de poetas campistas, com alunos do Curso Livre de Teatro da FCJOL, sob a coordenação de Neusinha da Hora, Fernanda Campos e Rossini Reis.
O Coral do Curso Livre de Teatro, sob a coordenação da musicista Raquel Magro, apresentou bonitas canções, tendo como percussão o próprio corpo, com batidas compassadas.
A Dança de Salão se fez representada pela professora Diná Benzi, acompanhada de seu aluno. Davi Berenger. A Dança Urbana ganhou os passos do Hip Hop, com os professores Brenno e Letícia.
A Associação Brasileira de Cultura da Arte Capoeira, sob a coordenação do Mestre Peixinho, também fez sua participação, encantando o público.
A última atração foi a apresentação do grupo Choro Novo, formado pelos músicos Sebastiao Floriano (violão), Wagner Moreira (flauta), Luciano Manhães (cavaco) e Saymmon (pandeiro), com o melhor do chorinho, fazendo o público dançar e cantar.
“Está lançado, oficialmente, o projeto ‘Cultura na Rua”, através do qual todos os segmentos da arte chegarão aos mais diversos extremos de nossa Campos. Neste dia em que celebramos a Cultura Popular, levamos ao Calçadão um pouco de nossa arte campista. Trago o abraço do prefeito Wladimir Garotinho, que deixou os parabéns a cada fazedor de cultura do município”, disse a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
Ao lado do palco, foi realizada a Feirinha de Artesanato, com a participação de artesãos cadastrados junto à FCJOL, por meio da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, de Goitacazes. A doceira Andrea Coutinho também participou da exposição, com delícias da doçaria campista.
O Museu Histórico participou a atividade com a exposição “Povoado, Vila e Cidade”. Entre uma apresentação e outra, a diretora executiva da FCJOL, Sylvia Paes, realizou um jogo de perguntas e respostas, com a participação de quem passava pelo Calçadão.
fonte: secom