Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos participam, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), de um curso de capacitação da Patrulha Maria da Penha com instrutores da Guarda de Macaé. O curso, com carga horária de 30 horas, é realizado na sede da Guarda de Campos para 60 agentes e está sendo ministrado pela coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Macaé, Laila Bastos.
O curso tem o objetivo de capacitar e motivar agentes da Guarda Civil Municipal para atuar em crimes contra a mulher no combate à violência doméstica, de acordo com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). “Trata-se de uma capacitação para, no primeiro momento, identificar perfis para que, em breve, seja implantada a nossa Patrulha Maria da Penha. Deste modo, estamos esclarecendo dúvidas, adquirindo conhecimento e a dinâmica do serviço para nos tornarmos também instrumentos de ação nessa vertente”, disse a coordenadora do Setor de Ensino e Formação da CGM de Campos, Alecsandra Ferreira
“Nestes dois dias, estaremos executando mais uma etapa, entendendo que é um tema importante, necessário. Colocamos 60 agentes na sala de aula para qualificação, atuação em diversas áreas que se deparam com pessoas de mais fragilidades. A Guarda Municipal vem procurando seguir no rumo de qualidade no atendimento. O Patrulha Maria da Penha é um projeto onde caminhamos em direção para executar dentro do município, de maneira atuante, qualificada e pautada na eficiência. Hoje, estamos realizando esta etapa e espero que, em breve, tenhamos outros cursos com o mesmo tema e com temas voltados para pessoas com fragilidades na sociedade. A Guarda Civil Municipal de Campos e seus agentes sempre buscam atender da melhor forma a sociedade campista e todos aqueles que por aqui passam e visitam”, informa o comandante da GCM, Wellington Levino.
Para Laila Bastos, a capacitação tem como o objetivo transmitir conhecimentos e expertises diárias vivenciadas pelos guardas patrulheiros no decorrer dos seis anos de Patrulha. “O intuito é, além de multiplicarmos o saber na área de violência doméstica para a GCM coirmã, formarmos novos agentes nesta área, para que num futuro bem próximo, Campos também tenha uma Patrulha preparada, humanizada e atuante”.
“Vale ressaltar que a Patrulha Maria da Penha de Macaé é referência no Estado do RJ, tendo ministrado curso e formado várias outras Patrulhas como as de Rio das Ostras, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba da Grande, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, Quissamã e Anchieta, no Espírito Santo. Esperamos, com o curso, estarmos contribuindo com o município de Campos para que tenham agentes preparados para a redução e extinção da violência doméstica, assim como proteger mulheres residentes em Campos, que necessitem dos serviços da Patrulha”, destaca Laila Bastos.
fonte: secom