Este sábado (23), segundo dia do Festival Doces Palavras 2023, foi marcado por uma intensa agenda de atividades, nos diversos espaços em que a festa acontece. Promovido pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o evento termina neste domingo (24). No período da manhã, o “Espetáculo Artístico Casa das Artes Alpha” abriu a programação.
Foto: Lucas Gabriel Quintanilha / Divulgação
Em seguida, o “Espaço Finazinha”, na Villa Maria, recebeu a mesa "Campos nas páginas da Essentia Editora", com Paula Bastos, Gustavo Lopes, Gisele da Silva Gonçalves, Tanize Costa e Renan Lubanco Assis, com a mediação de Daniela Balduíno, coordenadora executiva da Essentia Editora (IFF).
Foto: Lucas Gabriel Quintanilha / Divulgação
No Palco Lamparão, a primeira mesa foi "Lançamento da obra Parahyba de Mim, de Lúcia Miners", com Ronaldo Junior e Thais Di Gianni, mediado por Adriano Moura. A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, prestigiou o encontro. As atividades da tarde foram iniciadas com a “Oficina de Artesanato Nerd”, no auditório da OAB Campos, com Ruth Flores.
Foto: Antônio Filho
No Palco Lamparão, a mesa "A sobrevivência dos livros impressos em um mundo digital" teve a mediação de Edmundo Machado, com as participações de Analice Martins, Edinalda Almeida e Carol Poesia e Hugo Soares.
O “Encontro com Contistas”, reunindo Vitor Menezes, Maria Emília Juncá Balbi, Paula Vigneron, com mediação de Ronaldo Júnior. No “Espaço Cabrunco”, localizado na Cafeteria Villa Maria, foi realizada a “Oficina de doces para adultos”, com Simone Gonçalves, ensinando a fazer Goiabada de Colher.
Ainda na Villa Maria, o “Espaço Finazinha” recebeu a oficina "Imagens que te quero ver", com Wilson Heidenfelder, Camila Mendes e Wellington Cordeiro, sendo oferecida pela Faculdade de Medicina de Campos.
No Palco Lamparão, a mesa “As visitas do Imperador D. Pedro II a Campos dos Goytacazes" reuniu Maria Glória Alves (Uenf), Genilson Soares (IHGCG) e Graziela Escocard (MHCG). No mesmo momento, o “Espaço Finazinha” recebeu a mesa “Amor é prosa, Sexo é poesia”, com o Coletivo Libertiragens de Quatro: Marcelle Louback, Simone Pedro e Lionel Mota.
Foto: Antônio Filho
No final da tarde, o Palco Lamparão recebeu a mesa “Centenário de Waldir Pinto de Carvalho”, com Victor Miranda, Rafaela Machado e Fernanda Campos, tendo a mediação de Ulli Marques. Em seguida, o espaço recebeu a “Batalha de Rimas” do Coletivo Manifestação Cultural de Rimas (MCR).
No período da noite, a mesa “Um campista no carnaval brasileiro: Amarildo de Mello, movimentou o Palco Lamparão, recebendo o carnavalesco campista, junto de Marcelo Sampaio, com mediação de Matheus Berriel.
No Plenário da Câmara Municipal de Campos, a atração foi a mesa "Em cena o teatro campista", mediada por Kátia Macabu, com as participações de Pedro Fagundes e Luciana Kezem.
O último bate-papo de dia foi a mesa: “Jovens que Pulsam Cultura”, mediada por Fabio Abud e Matheus Andrade, com as participações dos músicos Lohan Luz, Nycolas e Fabyane, Cotianelly e Josias Duarte.
fonte: secom