Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Obra de modernização Hospital Ferreira Machado segue a todo vapor
Geral
Publicado em 05/11/2023
 (Foto: César Ferreira)
 

 

O Hospital Ferreira Machado (HFM) está passando por obras de reforma e ampliação que vão transformar a unidade em um modelo de atendimento ainda mais eficiente. As melhorias vêm acontecendo desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes, para proporcionar conforto, agilidade, dignidade e segurança aos pacientes.
 
As obras, que tiveram início em 13 de junho em uma área de aproximadamente 1.800m², marcam um importante avanço na saúde do município. A fundação já foi 100% concluída. Terá início agora a estrutura de concreto armado (pilares e vigas) para receber a laje. A previsão de entrega é de 18 meses, com possibilidade de conclusão antes desse prazo. 
 
A modernização do HFM inclui não apenas a expansão física do hospital, mas uma mudança importante na logística de entrada e saída das ambulâncias. Os veículos utilizarão o cruzamento da Rua Rocha Leão e da Avenida XV de Novembro para melhorar significativamente o fluxo de atendimento no pronto-socorro, em especial, aos pacientes vítimas de traumas.
 
O investimento total é de R$ 15 milhões, provenientes de emendas parlamentares dos deputados e senadores comprometidos com a saúde da região, como Clarissa Garotinho, Christino Áureo, Vinícius Farah, Felício Laterça, Rosângela Gomes, Hugo Leal, Áureo Ribeiro e o senador Carlos Portinho.
 
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, as obras do HFM representam mais um avanço concreto na melhoria da assistência à saúde da população. Já o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do HFM, Arthur Borges, comentou sobre o andamento das obras.
 
Foto: Isabella Coorêa / Divulgação
 
"O prazo de 18 meses para a conclusão das obras está sendo seguido. No início, tínhamos algumas preocupações, mas à medida que avançamos para além da fase de fundação, a estrutura da obra começou a tomar forma rapidamente. Temos mais de 10 operários trabalhando no local", afirmou.
 
O operacional projetista da FMS, Nilson Tavares, falou sobre as adaptações necessárias ao projeto. "Durante o processo, identificamos a necessidade de fazer alterações internas, como a divisão de enfermarias, para melhor atender às dinâmicas do pronto-socorro. Essas mudanças estão sendo trabalhadas em paralelo com a extensão do hospital", disse ele, ressaltando que houve a necessidade também de uma compatibilização do projeto elaborado em 2015 com a atual estrutura do hospital, resultando em alguns ajustes. 
 
Em relação às condições climáticas, Tavares comentou que as chuvas não atrapalham o ritmo da obra. "O prazo já leva em consideração a possibilidade de chuvas. Temos uma margem de erro prevista e, até agora, as chuvas não afetaram significativamente o andamento da obra", acrescentou.
 
fonte: secom
Comentários