São João da Barra e outros municípios do estado do Rio de Janeiro podem ser atingidos por ventos de moderados a fortes, com rajadas variando de 50 a 70 km/h, e até possibilidade de ultrapassar os 70 km/h, entre a noite desta terça-feira, 9, e quarta-feira, 10. O aviso dado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) é acompanhado pela Defesa Civil Municipal sanjoanense, que mantém suas equipes em alerta e à disposição da população.
Reflexo de um ciclone extratropical no Sul do país que já está avançando para alto-mar, a formação de um sistema de baixa pressão, segundo o Cemaden, favorece a ocorrência de rajadas de vento no estado do Rio de Janeiro, com a possibilidade de céu encoberto a parcialmente nublado e pancadas isoladas de chuva a qualquer momento.
A recomendação da Defesa Civil aos pescadores é evitar sair com as embarcações ao mar nesse período, também não indicado a práticas de esportes náuticos. Em caso de rajada, a orientação é não procurar abrigo embaixo de árvores. Veículos não devem estacionar nas proximidades de torres transmissão e placas de propaganda.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números da Defesa Civil: (22) 2741-1190, (22) 2741-8370, 199 e (22) 99915-3153 (ligações e Whatsapp).
fonte: secom