A Rede Municipal de Ensino de São João da Barra conquistou destaque regional ao alcançar a medalha de ouro na Olimpíada da Região dos Lagos de Foguetes (ORLAFOG) 2025. Os estudantes da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, Açu, garantiram o 1º lugar - Medalha de Ouro, no Nível 3, após um lançamento que ultrapassou a marca de 206 metros.
A conquista foi alcançada pela equipe SKY-LAB, formada pelos alunos do 9º ano: Rafael Elias Bandeira Pessanha, Guilherme Viana Pereira Marins e Breno Souza de Almeida, que se destacaram pelo desempenho técnico, criatividade e trabalho em equipe.
O projeto de foguetes foi desenvolvido pela primeira vez na unidade escolar e teve início nas aulas de Ciências, sob a orientação da professora Lis Peixoto, em parceria com o professor de Geografia, Everton Gama. A iniciativa mostrou, já em seu primeiro ano, resultados expressivos, evidenciando o potencial dos alunos quando estimulados à prática científica.
Os foguetes utilizados na competição, que aconteceu entre novembro e dezembro, são confeccionados com garrafas PET, acoplados a uma base feita de cano de PVC, e lançados por meio da combinação de água e ar comprimido, unindo conceitos de física, sustentabilidade e engenharia de forma prática e acessível.
Segundo o professor Everton Gama a experiência bem-sucedida deve servir de inspiração para novas edições do projeto. A expectativa é de que a atividade seja novamente desenvolvida nas aulas de Ciências, com seleção de alunos do 9º para compor a equipe SKY-LAB a partir do desempenho escolar, possibilitando a formação de novas equipes para futuras competições.
O secretário de Educação, Daniel Damasceno, disse que projetos como a Olimpíada de Foguetes mostram o quanto a escola pública tem potencial para transformar realidades.
"Quando investimos em iniciativas científicas desde a Educação Básica, despertamos nos alunos o interesse pelo conhecimento, pela inovação e pela pesquisa, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Essa conquista é motivo de orgulho para toda a rede municipal e reforça nosso compromisso em fortalecer práticas pedagógicas que ampliem horizontes e construam oportunidades para o futuro dos nossos estudantes”, frisou Damasceno.
fonte: secom