Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
SJB: reunião com agricultores familiares discute a compra da merenda escolar
Por Administrador
Publicado em 28/01/2026 10:37
Geral

A Secretaria de Educação (Semed) de São João da Barra realizou, nesta terça-feira, 17, reunião com um grupo de 12 produtores rurais da agricultura familiar do município e região. O encontro, na sede da secretaria, contou também com a participação da secretária municipal de Agricultura, Fabiana dos Santos, e do subsecretário Dyemmes Viana.

A reunião foi uma espécie de "primeira sondagem" para analisar o interesse e o potencial de fornecimento das famílias, que se reúnem em "grupos de fornecedores", normalmente de quatro a cinco indivíduos. Em 2025, foram três grupos atuando até o final do ano letivo.

Neste ano, passou de 30% para 45%, o percentual da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que em São João da Barra funciona desde 2010. Os recursos são destinados ao pagamento pelos produtos da agricultura familiar, que incluem frutas, verduras e legumes fornecidos regularmente durante todo o ano letivo. A vantagem para os agricultores é que eles recebem pelo chamado "preço de mercado", e não pelo "preço de fornecedor", geralmente bem mais baixo.

Segundo a responsável na Secretaria de Educação pelo programa de nutrição das escolas municipais, a nutricionista Jaqueline Paes, a expectativa é que até meados de março seja lançado o edital de chamada pública. E que até o prazo legal de 20 dias, sejam conhecidos os produtores aprovados, para começar o fornecimento ainda no início de abril.

A secretária Fabiana dos Santos considera importante qualquer medida que seja de incentivo à agricultura familiar. “É muito importante essa união entre as secretarias de Educação e Agricultura para beneficiar nosso produtor, esclarecendo para eles quais são as demandas, orientando sobre a documentação necessária. Isso ajuda a gerar trabalho e contribui cada vez mais para que a produção deles cresça e colabore para o desenvolvimento do nosso município”, ressaltou Fabiana.

O secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, também destaca o ganho representado pelo funcionamento do programa em São João da Barra. “O PNAE estabelece que a agricultura familiar deve ser prioridade na aquisição dos alimentos. Ao valorizar esses agricultores e inseri-los na merenda escolar da rede municipal de ensino, garantimos alimentação saudável aos estudantes, fortalecemos a economia local e cumprimos o papel social do programa”, concluiu Daniel Damasceno.

fonte: secom

Comentários