Nos três primeiros dias da autoavaliação dos servidores municipais da Prefeitura de Campos, 3.939 formulários já foram preenchidos, superando as expectativas da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. No primeiro dia foram 1.580 e, no segundo, 2.359. A autoavaliação dos servidores começou na última segunda-feira (4) e segue até o dia 22. Os formulários estão disponíveis na área do servidor no link www.campos.rj.gov.br, onde o servidor deve inserir o login e senha, acessando o campo do contracheque. A autoavaliação, através do sistema on-line, proporciona maior celeridade, transparência e economia de papel, mantendo todos os formulários arquivados em nuvem.
O preenchimento pode ser realizado no computador, no tablet, notebook ou, até mesmo, no celular, sem a necessidade do comparecimento do servidor ao seu local de trabalho. “É extremamente importante que os servidores realizem as suas autoavaliações. Em sua autoavaliação, ele terá a oportunidade de exercitar um olhar autocrítico e reflexivo sobre seu desempenho profissional, conduzindo-se a transmitir ao formulário os seus pontos fortes, bem como as habilidades que precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas”, destaca o secretário Wainer Teixeira.
“O número de servidores nestes primeiros dias de autoavaliação superou as expectativas. A autoavaliação é uma das etapas da avaliação de desempenho, que conta também com a avaliação da chefia. O processo é um requisito fundamental para concessão da progressão funcional (letrinhas), que é a progressão em razão do desempenho e tempo de serviço - acrescenta o assessor técnico da Prefeitura, Bruno Rangel.
Ao todo, de acordo com Bruno, estão sendo esperadas cerca de 10 mil preenchimentos, considerando os servidores que preenchem os requisitos previstos no Decreto nº 684/2022 de 19 de dezembro de 2022.
Valorização - Dentro do programa de valorização do servidor, o prefeito Wladimir Garotinho sancionou, em 2022, a Lei nº 9.254, que possibilita a Avaliação de Desempenho do servidor, marcando a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salários. A lei altera vários artigos dos diversos Planos de Cargos da Administração Direta e Indireta.
O objetivo da Lei é simplificar a metodologia aplicável à avaliação de desempenho funcional, desburocratizando e garantindo que o processo de avaliação, tanto da Administração Direta quanto da Indireta, ocorra de maneira segura, transparente e em igualdade de condições entre os servidores, proporcionando celeridade e eficiência. A lei viabiliza a progressão das letras, retomando a efetiva implementação do Plano de Carreiras e Salários dos servidores públicos.
fonte: secom