Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
G20 Social: Governo do Rio apresenta projetos inovadores e sustentáveis da Rocinha no Conexão 2030
Geral
Publicado em 16/11/2024
Combinar ciência e tecnologia para gerar renda e novos empreendimentos na comunidade mais populosa do Brasil: esse é o objetivo do Parque de Inovação Social, Tecnológica e Ambiental (Pista) da Rocinha. O programa, apoiado pelo Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, é um dos protagonistas do Conexão 2030, espaço estadual no G20 Social. A iniciativa, responsável por levar a discussão do desenvolvimento sustentável, recebeu moradores da Rocinha para apresentarem seus projetos inovadores.
 
– Desde de que assumimos o governo, a principal política pública que colocamos em prática é a geração de empregos, o que só é possível quando a gente investe em segurança e em atração de novas empresas ou fomentando o empreendedorismo. Me orgulho em dizer que a gente investe no estado inteiro, na capital e no interior, no asfalto e nas comunidades. E assim a gente investe no cidadão fluminense, alavancando o crescimento do estado - avaliou o governador Cláudio Castro.
 
Na Rocinha, esses projetos inovadores recebem apoio e investimento do Pista, um modelo de governança que visa promover a inovação social e tecnológica na comunidade, gerando renda com a incubação e aceleração de negócios cooperativos com impacto socioambiental.
 
– Ao incentivar o empreendedorismo social e apoiar iniciativas da população, o Pista fortalece as relações entre comunidade, academia e poder público. A partir dessa união, transformaremos o Rio de Janeiro em um modelo de inovação e sustentabilidade – destacou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
 
Biosabão
 
Na Rocinha, o Estado apoia e acompanha o projeto “Óleo no Ponto”, que transforma óleo de cozinha usado em biosabão, desinfetante, detergente e lava roupas, tudo por meio de processo químico sustentável. A partir da iniciativa, mais de 20 mil litros de óleo vegetal deixaram de contaminar as águas de diversos mananciais do Rio de Janeiro e se transformaram na principal matéria-prima do Projeto Biosabão.
 
– Fico muito feliz quando conseguimos buscar soluções inovadoras que conectam meio ambiente e desenvolvimento econômico e social. Temos uma série de desafios e só conseguiremos ultrapassá-los usando a inovação como trampolim. Esses são empreendimentos que nasceram na comunidade e geram recursos dentro da região – comemorou a subsecretária de Recursos Hídricos, Saneamento e Sustentabilidade Ambiental, Ana Asti.
 
Já a startup Carteiro Amigo Express também é um dos exemplos dessa união de agendas. O empreendimento, que começou como um negócio de família, pôde dar início a uma nova fase promissora com o apoio do Pista. A logtech – empresas de tecnologia voltada para logística – é especializada em envios, retiradas e entregas expressas de cartas encomendas em comunidades, tendo começado na Rocinha e hoje alcançando outras localidades, como Rio das Pedras, Vidigal e Cidade de Deus. Além da geração de renda local, a iniciativa também tem preocupação ambiental: toda a frota utilizada na empresa é composta por veículos elétricos.
 
O terceiro case de sucesso é a Academia de Cinema da Rocinha. A iniciativa busca capacitar os estudantes não apenas na elaboração de projetos culturais, como também para dominar a operação de equipamentos e a produção de conteúdo cinematográfico, além de ingressar no mercado de trabalho. Só esse ano, a academia já impactou mais de dois mil moradores da comunidade. Criado no ano passado, o projeto já integrou cerca de 30% dos alunos no mercado do audiovisual.
 
– Espero que iniciativas como essa continuem impactando ainda mais lugares – destacou o idealizador da Academia de Cinema, Marcos Braz.
 

 

fonte: secom
Comentários