Um dia especial para ficar registrado na memória de jovens estudantes da Baixada Fluminense. Neste domingo (17/11), alunos e jovens repórteres do Ciep 218 Ministro Hermes Lima Intercultural Brasil-Turquia, da rede estadual de educação, conheceram um pouco mais sobre a importância da preservação dos oceanos com a família Schurmann. Os famosos exploradores foram convidados pelo G20 para ancorar sua embarcação na cidade, durante o período da cúpula internacional, e promover visitas de conscientização sobre os cuidados com o ambiente marinho.
A família Schurmann, composta por Vilfredo Schurmann e Heloísa Schurmann, e seus filhos Pierre Schurmann, David Schurmann, Wilhelm Schurmann e a caçula Kat Schurmann, vem escrevendo há quase 30 anos uma história de como sonhos podem se tornar realidade se houver vontade, coragem e planejamento. Neste ano, eles “desembarcaram” no G20 Brasil com uma missão: garantir que as políticas globais vejam o oceano como parte central das soluções climáticas.
Primeiros brasileiros a darem a volta ao mundo de veleiro, o grupo já cruzou os três oceanos e sete continentes do planeta em suas aventuras pelos mares. Começaram a expedição em 1984, quando deixaram a segurança da vida em terra firme em busca de um sonho vivido em família.
- A primeira vez que estive em um barco foi amor à primeira vista. Quando se tem um sonho, deve-se por uma data para realizá-lo. Foi com muito esforço, suor e resistência que hoje vivemos dos nossos sonhos. A situação é alarmante, mas existe, sim, uma perspectiva boa para o futuro. Acreditamos no ser humano e, estamos, com a Voz dos Oceanos, tentando trazer algo diferente para o futuro do planeta. Todo o dia a gente aprende um pouquinho. Depois da tempestade tudo volta ao normal, e é ali que a adquirimos conhecimentos - disse Vilfredo Schurmann.
A Voz dos Oceanos é um movimento mundial de combate à poluição plástica. Os Schurmann e sua tripulação iniciaram esta ação em agosto de 2021, para uma jornada mundial de conscientização ambiental. São mensagens de comunidades caiçaras, indígenas, ambientalistas, estudantes, educadores e representantes da sociedade civil que, a cada parada, se unem no grande – e coletivo – pergaminho “Ecoando Vozes” para ser entregue às autoridades do G20.
Projeto Jovem Repórter G20
O Jovem Repórter G20 tem proporcionado muitas vivências aos estudantes das escolas interculturais da rede estadual de ensino do Governo do Rio. A visita ao veleiro e a entrevista com os Shurmann é mais uma destas experiências, em que os alunos puderam apresentar o projeto autoral do barco Margô, movido a energia solar. Com ele, a equipe ‘Güneş’ (sol em turco), formada por alunos do Ciep, tem se destacado em diversas competições. A iniciativa tem o objetivo de incentivar jovens talentos e incorporar o conceito de sustentabilidade no aprendizado.
- É uma felicidade imensa em receber jovens em nosso barco. Com eles eu aprendo coisas que não aprendi em anos de estudos. Tais projetos e iniciativas como essas são o que trazem a esperança de um mundo mais sustentável e menos poluído - expôs Vilfredo.
Texto produzido pelo jovem repórter Victor Hugo Guerra Nascimento, membro da equipe ‘Güneş’ e aluno da segunda série do Ensino Médio da unidade da Baixada Fluminense Edição: Comunicação do Governo do Estado RJ