Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Governo do Estado atua com forte esquema de segurança no primeiro dia do encontro da cúpula do G20 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Geral
Publicado em 18/11/2024
A Cúpula de Líderes do G20 começou nesta segunda-feira, no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), e um dos maiores aliados da segurança de grandes eventos também está lá. O Centro Integrado de Controle Móvel da Polícia Militar chegou cedo no MAM, para dar suporte logístico e operacional ao evento que reúne chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana e União Europeia.

De dentro do caminhão, que reúne o que há de melhor e mais avançado em recursos tecnológicos, é possível observar toda a movimentação no entorno do evento, permitindo uma resposta rápida e eficaz a qualquer incidente, até mesmo em um amplo perímetro.

-  O CICC Móvel faz parte do grande investimento que o Governo do Estado fez em tecnologia. É um veículo que reúne o que há de melhor e mais avançado em recursos tecnológicos, proporcionando agilidade às ações, garantindo mais segurança a grandes eventos, como o G20. Ele foi um grande aliado da segurança no Réveillon, no show da cantora Madonna, e desta vez não será diferente – afirmou o Governador Cláudio Castro.

O caminhão é equipado com drone, câmera de alta capacidade de zoom e térmica, acoplada a mastro telescópico, e câmeras de reconhecimento facial. 

-  O CICC Móvel é de suma importância para a segurança de um evento como o G20. Podemos observar tudo que acontece no nosso entorno e recebemos ainda imagens de câmeras instaladas em vias públicas, que também são compartilhadas com o CICC, na Cidade Nova. Desta forma, é possível tomar decisões imediatas em caso de qualquer emergência - explicou o major Maicon Pereira, porta-voz da Polícia Militar.

Toda a movimentação da cidade é acompanhada também em tempo real pelo CICC, com equipamentos que possuem sistemas de reconhecimento facial e de leitura de placas de automóveis instaladas em vias expressas, como Linha Vermelha, Linha Amarela e Avenida Brasil. 


Reforço no efetivo

Até quarta-feira, mais de 15 mil agentes da Polícia Militar estarão mobilizados para reforçar a segurança em pontos estratégicos do Rio. As ações se concentram no entorno de hotéis da Zona Sul, onde estão hospedadas as comitivas, e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

As linhas Amarela e Vermelha, e as principais vias das zonas Sul e Oeste da cidade, além do entorno de comunidades próximas a áreas de interesse, também tiveram a segurança reforçada.

Durante todo o feriado, o Comando de Operações Especiais (incluindo BOPE, BTM, BPChq e BAC) segue atuando com unidades de intervenção tática e controle de multidões, enquanto o Comando de Policiamento Especializado (BPtur, BPVE, RECOM) oferece suporte adicional. O Batalhão Tático de Motociclistas (BATM) colabora com a central de escoltas da Polícia Rodoviária Federal.


Segurança Presente


Cerca de 260 policiais do Segurança Presente estão escalados diariamente para o evento na cidade. Em função do G20, o programa Segurança Presente ganhou, na última quinta-feira (14/11), novas bases, uma delas no Museu de Arte Moderna (MAM). Outras cinco unidades foram inauguradas entre o AquaRio, Boulevard Olímpico, Lapa, Copacabana e Cinelândia.  As novas bases vão intensificar a segurança durante o G20 e, após o evento, passam a funcionar permanentemente, deixando um legado de proteção permanente para a cidade. Com a inauguração dessas seis novas unidades, o Segurança Presente passa a contar com 48 bases em todo o estado.
 
 

 

 
 
fonte: secom
Comentários