A Prefeitura de Campos inicia, nesta quinta-feira (11), a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestante a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade. Inicialmente a vacina estará disponível exclusivamente no Centro Municipal de Imunização, que funciona da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A abertura da vacinação será às 10h.
O VSR é o principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. A vacina é aplicada em dose única, com recomendação de nova imunização a cada gravidez. O subsecretário de Vigilância em Saúde (SUBVS), Rodrigo Carneiro, explica que a vacinação contra o vírus sincicial respiratório é de extrema importância, visto que este é um dos principais agentes causadores de doenças respiratórias graves em crianças, desde o período neonatal até os dois primeiros anos de vida.
“Ao vacinar a gestante, asseguramos que a criança nascerá com anticorpos adquiridos da mãe, proporcionando proteção contra o vírus. Este vírus é um dos principais responsáveis pelo elevado número de internações de crianças pequenas em emergências devido a síndromes respiratórias graves. A vacina é segura, eficaz, e os estudos demonstram que ela é uma ferramenta crucial na proteção das crianças pequenas contra esse vírus, que pode causar diversas doenças graves, entre elas a bronquiolite”, disse Rodrigo.
O calendário vacinal do SUS também oferece outros imunizantes para as gestantes, como contra hepatite B, febre amarela (casos excepcionais), a gripe, covid-19, dT (difteria e tétano) e a dTpa acelular, que protege contra difteria, tétano e coqueluche e é aplicada a partir da 20ª semana gestacional, em cada gestação.
“Essa é uma oportunidade de as grávidas, ao irem se vacinar contra o VSR, atualizarem o cartão de vacinação, caso haja doses em atraso. Para isso, é fundamental que elas levem a caderneta de vacinação para conferência”, acrescenta a gerente do Programa Municipal de Imunização (PMI), Amanda Carvalho.
Para receber a dose da vacina, é indispensável que a grávida apresente algum documento que comprove a idade gestacional, como cartão da gestante, cartão de pré-natal ou exames comprobatórios. Também serão aceitos relatórios médicos ou de outro profissional de saúde de nível superior. Além disso, é necessário que a gestante leve um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, se possível.
Manter as vacinas em dia antes e durante a gravidez contribui para que o bebê receba uma proteção robusta pelos anticorpos produzidos pela mãe, através da placenta e pela amamentação, funcionando como um reforço para as defesas de seu organismo.
fonte: secom