O mês de setembro continua sendo marcado pelos desfiles cívicos nas escolas da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (19), estudantes da Escola Municipal Maria Lúcia e da Creche Escola Sebastião Tavares Campista desfilaram pelas ruas do Parque Turf Club, demonstrando patriotismo. Na próxima sexta (22), a partir das 8h, será a vez dos alunos de cerca de 10 unidades públicas e particulares do bairro da Penha. O desfile acontecerá na Avenida Rossini Quintanilha Chagas, após cerca de 15 anos de interrupção.
De acordo com a diretora da Creche escola Penha, Rosi Santos, o evento contará com a banda da Guarda Civil Municipal. “Após cerca de 15 anos, a comunidade solicitou que a Prefeitura retornasse com o desfile aqui no bairro. Algumas escolas faziam desfiles isolados. Então nos reunimos com a Postura para que a festa acontecesse da melhor maneira possível, com total segurança. Essa é uma grande oportunidade de interagirmos com outros diretores para levarmos um pouco de entretenimento à comunidade sem esquecer do papel desenvolvido por cada um de nós como educador”, detalhou Rosi.
Na última sexta-feira (15), 150 alunos do Pré-II ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary I, no Parque Bela Vista, passaram pela Rua das Hortênsias, reunindo toda a comunidade escolar. O tema trabalhado este ano em toda a programação do Mês da Pátria é “Direitos Humanos”.
Gestora do Rotary I, Simone dos Santos Araújo disse que o desfile contou com a participação da banda de fanfarra da Escola Municipal Wilmar Cava Barros. Ela explicou, ainda, que como os alunos são muito pequenos, a direção opta sempre por realizar o desfile pelas ruas do bairro.
“O desfile cívico proporciona aos nossos alunos uma aula de cidadania, onde os mesmos aprendem de forma lúdica a valorizar o significado da independência. O desfile já se tornou tradicional em nosso bairro. Este ano, trabalhamos os direitos e deveres das crianças e adolescentes, dando enfoque à saúde, educação, respeito, alimentação, cultura e o direito ao brincar”, explicou a gestora.
A Semana da Pátria foi aberta no dia 1º de setembro, com o hasteamento de bandeiras na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro. No dia 3, escolas de Guarus desfilaram na Avenida Bartolomeu Lizandro. No dia 7, foi realizado o desfile oficial no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). E, no dia 10, foi a vez das unidades públicas e particulares de Farol de São Tomé desfilarem pela avenida principal.
fonte: secom