O subsecretário de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde, Benedito Pereira Martins, esteve reunido na última terça-feira-feira (10) com representantes da subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH) e da sociedade civil organizada, para traçar ações relativas às políticas públicas de saúde integral para a população negra, povos e comunidades tradicionais.
Na reunião foram discutidos, dentre outros assuntos, a instalação de um Núcleo Técnico de Saúde Integral da população negra, povos e comunidades tradicionais, para subsidiar o avanço da equidade da assistência à saúde a esses munícipes.
“O município não tem esse Núcleo implantado, então estamos dando um passo importante para essa implementação, procurando formalizar para que possamos começar a trabalhar a parte de acolhimento e respeito ao usuário, combatendo o racismo estrutural que existe. Trazendo as demandas dessas populações para a secretaria de Saúde, vamos poder fomentar e desenvolver políticas públicas de saúde específicas para essas pessoas”, informou Benedito.
A gerente de Políticas e Defesa da Igualdade Racial e Direitos Humanos e Cidadania da SIRDH, Neilda Alves, descreveu o encontro como bastante produtivo. “Viemos aqui hoje para começar a planejar as ações que pretendemos executar junto a esse Núcleo, que é consultivo, e de colaboração à saúde da população negra no município, em políticas públicas”.
Célida Luna Mendivil, do Núcleo de Pesquisas de Saúde da População Negra, disse estar muito feliz e motivada pelo apoio que vem encontrando na Prefeitura, através da SIRDH e da Secretaria de Saúde. “Nós, como um comitê propositivo, estamos aqui para ajudar a fomentar uma política de equidade para essas populações em Campos”.
Também participaram da reunião a representante do Fórum Municipal de Mulheres Negras, Maria José Serafim e a enfermeira, pesquisadora e especialista em Urgência e Emergência de Anemia Falciforme, Luciana Pessanha.
fonte: secom