A Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial continua a promover as atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra com o chamado "Novembro Negro". Nesta quinta-feira (23), na Praça do Santíssimo Salvador, haverá ação para a população em geral. Das 9h às 15h haverá uma série de serviços para a população, como trança, barbeiro, sobrancelha, maquiagem, cabeleireira, inscrições para cursos, aferição de pressão e glicose, artesanato, exposição de trabalhos étnico-raciais. O público ainda vai poder contar com atendimento do CRAS, orientação para inclusão no CadÚnico e aos programas de transferências de renda. As atividades do Novembro Negro vão até o dia 30.
A programação também contará com uma caminhada simbólica com participação dos movimentos sociais, que vai acontecer das 14h às 15h, do Pelourinho à Praça. Ao longo da tarde, a ação especial se estenderá com atividades culturais, como apresentações de jongo, peças teatrais, desfile de moda e shows. Neste dia também haverá o lançamento do relatório anual de atendimentos do programa Disque Direitos Humanos, iniciativa da SIRDH que acolhe, através de denúncias, vítimas de racismo, LGBTfobia e Intolerância Religiosa.
PROGRAMAÇÃO A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA
23/11- Das 09h às 21h - GRANDE CELEBRAÇÃO EM ALUSÃO AO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA + ENTREGA DO RELATÓRIO ANUAL DE ATENDIMENTOS DO PROGRAMA DISQUE DIREITOS HUMANOS – SIRDH
Local: Praça do Santíssimo Salvador
29/11- Manhã e tarde- ATIVIDADE SOBRE JUVENTUDE NEGRA (Programa Jovem-aprendiz da Fundação CDL. Trataremos de temática como racismo estrutural, genocídio da juventude negra e direitos da criança e do adolescente, dentre outras)
Local: Espaço CDL
29/11- Das 18h às 20h- SIMPÓSIO Racismo institucional e movimentos negros – Resistências e coexistências em Campos dos Goytacazes/RJ
Local: Teatro de Bolso Procópio Ferreira
30/11- Às 11h- - LANÇAMENTO DO PLAMUPIR
Local: Espaço Multicultural “Jornalista Jorge Luiz”
30/11- ESPETÁCULO DE DANÇA – “INTOLERÂNCIA”, com o grupo de dança da SIRDH. Serão duas sessões, sendo uma às 19h e outra às 20h.
Local: Teatro de Bolso.
fonte: secom