Trabalhar a educação patrimonial a partir da paisagem histórica e religiosa barroca do município, com alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. Esse é um dos principais objetivos do projeto “Circuito Histórico, Artístico e Arquitetônico de Igrejas Barrocas de Campos", desenvolvido pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do projeto, Edimilson Antônio Mota, integrante do programa Mais Ciência, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
O projeto é desenvolvido na Escola Municipal Santa Terezinha, na Baixada Campista, com uma professora do 5º ano e uma bolsista. Juntas, elas desenvolvem as atividades voltadas para o patrimônio e a questão histórica da composição da cidade, a partir das igrejas como elementos de transformação do espaço. Edimilson conta que a ideia surgiu porque ele é professor do Departamento de Geografia, trabalha com educação aplicada e com o conceito de paisagem. E a abordagem da paisagem, nesse projeto, é a paisagem barroca a partir das oito igrejas barrocas de Campos.
“Estamos no segundo ano do projeto e já realizamos atividades feitas em sala de aula com os alunos, sobretudo os estudos das formas geométricas, porque as igrejas barrocas são determinantes na sua expressão, os encaixes geométricos das figuras, todas as fachadas de igreja são compostas de triângulo, retângulo, círculo, linhas, isso é determinante. Então, a partir do estudo das formas, os alunos vieram a campo, no Centro Histórico. Fizemos um trabalho de campo, que foi a visita técnica à Igreja Nossa Senhora do Carmo e à Igreja São Francisco de Assis, na Rua 13 de Maio, que são duas igrejas barrocas. A partir dali, as crianças reproduziram as fachadas a partir de uma técnica que é o uso do tecido como um suporte e pedaços de retalhos, também em texturas, xadrez e outras formas de linhas, que eles compõem uma paisagem a partir da colagem”, explicou.
O coordenador disse ainda que o objetivo específico é que o aluno possa compreender que a paisagem é feita de diferentes tempos, através do uso das técnicas. E as igrejas barrocas são elementos presentes na paisagem, mostrando que elas fazem parte do cenário urbano pelo menos há 300 anos. A ideia é fazer um diálogo com o presente no sentido, inclusive, de preservação da memória.
“A importância de conhecer o circuito religioso, artístico, arquitetônico das igrejas barrocas é poder compreender a história da cidade desde o seu processo de formação e como a religião desenvolveu um papel importante na formação social. E, assim, ainda hoje, como monumento histórico e testemunha de um tempo, é uma referência de estudo para as gerações que estão chegando na educação básica. Um povo sem história não tem identidade, então, para que possamos construir uma identidade regional é preciso conhecer a história local e a partir dela refletir sobre a sua importância em nossas vidas”, comentou o coordenador.
MAIS CIÊNCIA - Coordenadora do Mais Ciência, Leonora Tinoco, explicou que o projeto participa do programa desde o ciclo anterior e vem proporcionando aos alunos da EM Santa Terezinha uma série de atividades sob o ponto de vista das igrejas barrocas presentes no município, despertando olhares para as riquezas arquitetônicas e históricas.
Ela acredita que a visita de campo traz um sentido de pertencimento e também proporciona aos alunos e professores uma vivência dessa época, difundindo um maior conhecimento sobre a história do município e também do Brasil.
“Fico muito feliz que os projetos do Mais Ciência tenham esses desdobramentos, contribuindo não só para a educação, como também para diversos setores da Prefeitura. Inclusive, no próximo dia 11 de dezembro, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), teremos um evento de fechamento do nosso Programa de Bolsas, que inclui além do Mais Ciência, o Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa. Neste dia, todos os projetos estarão apresentando seus resultados e serão avaliados também. Em breve, divulgaremos mais detalhes sobre a programação”, adiantou Leonora.
fonte: secom