A operação de segurança do Governo do Estado do Rio para o G20 passa pela prevenção. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) está, desde quarta-feira (13/11), mobilizado para o evento, com cerca de 70 militares e 20 viaturas diariamente para ações de prevenção nos locais do evento. O esquema especial vai até a próxima quarta-feira (20/11), feriado da Consciência Negra.
A estrutura mobilizada conta com veículos terrestres, como ambulâncias, motos e caminhões, além de viaturas aquáticas, como motos aquáticas e barcos infláveis.
O reforço do efetivo está concentrado em dois pontos principais: o Boulevard Olímpico, onde ocorrerá a programação cultural do U20, e o Museu de Arte Moderna (MAM), sede da Cúpula do G20, com a participação de 55 delegações, 40 países e 15 organismos internacionais. Além desses pontos, o CBMERJ atua na prevenção das rotas das comitivas do G20 estendendo as ações até o feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro.
- Os bombeiros fazem parte desta força-tarefa para garantir a tranquilidade durante o período do G20 e feriados. Os militares estarão distribuídos em pontos estratégicos para contribuir no atendimento a ocorrências diversas que vão desde resgates a combate a incêndios – explicou o governador Cláudio Castro.
Ocorrências
Na sexta-feira (15/11), as equipes do Corpo de Bombeiros prestaram socorro a duas vítimas de uma colisão envolvendo uma viatura do Exército Brasileiro, na Estrada do Camboriú, em Guadalupe. Os militares receberam os primeiros-socorros e foram encaminhados para o Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ), que fica na Vila Militar.
No sábado (16/11), a corporação foi acionada para uma ocorrência de capotamento de um caminhão da delegação vietnamita que participa do G20, na Linha Vermelha, na altura da Cidade Universitária. As equipes atenderam duas pessoas que ficaram levemente feridas e recusaram encaminhamento para o hospital.
No domingo (17/11), não houve ocorrências graves.
O CBMERJ atuou, também, por mar. Uma embarcação da corporação salvou uma pessoa que caiu na água durante os shows que aconteceram na Praça Mauá, na noite de sábado (16/11). A vítima teve ferimentos leves.