Através dos dados coletados pelo Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi possível descobrir diversas informações relevantes sobre a população brasileira e como está a distribuição de gênero nas cidades, algo relevante para estudos. De acordo com o órgão, a cidade que lidera o maior percentual de mulheres é Santos, localizada no litoral de São Paulo.
Mas, esse fenômeno não ocorre somente na cidade litorânea paulista, pois em lugares do país, também é possível descobrir que as mulheres são maioria. Para entender o motivo disso, existem vários fatores que contribuem para essa concentração feminina. Em Santos, a cidade possui um passado de imigração, por causa do Porto, e isso pode ter atraído um número maior de mulheres em determinadas épocas, influenciando a composição populacional atual.
Além disso, a qualidade de vida e serviços também influenciam, pois cidades com infraestrutura, serviços públicos e oportunidades de trabalho podem atrair mulheres para a cidade, contribuindo para o aumento do percentual feminino. Vale ressaltar que a predominância feminina em certas cidades pode influenciar em outros aspectos, como sociais e econômicas significativas, principalmente sobre as políticas públicas que precisam se adaptar às necessidades específicas dessa população, como saúde, educação e emprego.
Confira abaixo as 10 cidades com maior percentual de mulheres no Brasil
- Santos (SP) — 54,68%
- Salvador (BA) — 54,4%
- São Caetano do Sul (SP) — 54,32%
- Niterói (RJ) — 54,19%
- Aracaju (SE) — 54,11%
- Recife (PE) — 54,09%
- Olinda (PE) — 54,09%
- Porto Alegre (RS) — 53,99%
- Vitória (ES) — 53,71%
- Águas de São Pedro (SP) — 53,63%
fonte: Diário do Comércio