Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergências em Energia (CGREE) ultrapassa 2 mil atendimentos em pouco mais de 1 ano
Geral
Publicado em 26/02/2025
O Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergências em Energia (CGREE), iniciativa da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), alcançou a marca de 2 mil atendimentos desde sua criação, em dezembro de 2023. O centro tem como principal objetivo mitigar os impactos da falta de fornecimento de energia elétrica, apoiando concessionárias de energia, serviços públicos essenciais e infraestruturas críticas no estado, como hospitais, UPAs, batalhões da Polícia Militar, entre outros.

– O CGREE é um marco na nossa gestão e reforça o nosso compromisso com a segurança e a eficiência no fornecimento de energia, sobretudo para os serviços essenciais. A atuação ininterrupta do Centro tem sido fundamental para mitigar os impactos causados pela falta de energia e garantir o funcionamento contínuo de serviços que salvam vidas – comentou o governador Cláudio Castro.

O CGREE opera de forma contínua, 24 horas por dia, sete dias por semana, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar (CICC), na Cidade Nova. Entre as demandas atendidas, destacam-se as solicitadas pelo Corpo de Bombeiros do estado (CBMERJ) – que representaram 1.116 ocorrências, ou seja, cerca de 50% do total. As ocorrências envolveram tanto as unidades do CBMERJ, como o serviço essencial, quanto a articulação com as concessionárias para reduzir o tempo de restabelecimento da energia elétrica. A Polícia Militar respondeu por 208 ocorrências (9,32%) e as unidades de saúde (hospitais e UPAs, entre outros) por 143 ocorrências (6,41%).

– O Centro atua em parceria com as demais secretarias estaduais e gestores municipais de energia para minimizar os transtornos causados por falhas no fornecimento de energia. Antes da criação do CGREE, grandes hospitais chegavam a operar por até 48 horas com geradores,  até o restabelecimento da energia. Estamos falando de muito mais do que apenas energia. Estamos falando de salvar vidas e garantir mais segurança para todos– explica o secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

Atualmente, o CGREE é informado sobre as ocorrências e aciona imediatamente as concessionárias de energia elétrica – Light, Enel e Energisa – que mantêm equipes integradas ao Centro e priorizam o atendimento das unidades essenciais, garantindo a eficácia das operações.

– Essa atuação ágil, coordenada em situações de emergência, contribui para minimizar os impactos das falhas no fornecimento de energia e assegurar a continuidade de serviços críticos à população, como saúde e segurança pública, evitando a interrupção de serviços essenciais – afirma o coordenador do CGREE, coronel Alexandre Silveira.

Sobre o CGREE

Criado em 15 de dezembro de 2023, o CGREE foi desenvolvido para atender à crescente demanda por coordenação e eficiência no setor elétrico. Sua principal função é articular diferentes órgãos e entidades, promovendo ações integradas e respostas rápidas em situações de emergência que afetam a infraestrutura crítica de energia elétrica e os serviços essenciais.
 
fonte: secom
Comentários