Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
CIDADÃO DUQUECAXIENSE TEM CANAL DIRETO COM A PREFEITURA ATRAVÉS DO SISTEMA MUNICIPAL DE OUVIDORIA
Geral
Publicado em 17/03/2025 por Administrador

As ouvidorias públicas são concebidas como instâncias para possibilitar a participação dos cidadãos e aprimorar o controle social sobre as instituições governamentais. Pensando nisso, a Prefeitura de Duque de Caxias criou o Sistema Municipal de Ouvidoria, reforçando o papel fundamental e estratégico deste serviço para a administração pública.

Seguindo visão de gestão do prefeito Netinho Reis, foram estabelecidos para os primeiros 100 dias de governo, dois pilares principais: Ouvidoria Ágil e Ouvidoria Participativa. No que se refere à agilidade, o foco é resolver as demandas dos cidadãos de maneira eficiente, utilizando a tecnologia da informação e aprimorando as operações que atendem a população. Já a Ouvidoria Participativa tem como objetivo integrar ao máximo os munícipes à gestão municipal. O Sistema de Ouvidoria Municipal conta com a gestão da Ouvidoria Geral, direcionando as Ouvidorias Setoriais e suas Unidades de Atendimento ao Cidadão.

Para o ouvidor geral do município, Edrisio Avelino da Costa, o objetivo do novo sistema municipal é incentivar e facilitar a manifestação do cidadão, ajudando a melhorar os serviços prestados à população.
”A Ouvidoria desempenha um papel que vai além do simples encaminhamento de manifestações aos órgãos responsáveis. Seu objetivo também é criar mecanismos que incentivem a participação social, promovam a integração das informações e gerem relatórios gerenciais que subsidiem a gestão no aprimoramento dos serviços prestados à população, além de contribuir para a elaboração de políticas públicas mais eficazes."

Atualmente, o sistema conta com a Ouvidoria Geral do Município (OGM), quatro Ouvidorias Setoriais (OSTs) e 14 Unidades de Atendimento ao Cidadão (UACs) espalhadas pelas unidades de saúde do município, com previsão de ampliação da estrutura.

Fala Caxiense e Ouvidoria Itinerante - Os resultados obtidos nos primeiros 75 dias de governo, mostram a aprovação e participação da população. Neste período foram implementados os projetos “Fala Caxiense” e “Ouvidoria Itinerante”, percorrendo os quatro distritos de Duque de Caxias. Foram mais de 1.300 participações entre questionários respondidos, elogios, reclamações, sugestões e denúncias.

Em breve o cidadão terá à disposição um novo software que integrará funcionalidades de ouvidoria, zeladoria e solicitação de serviços. O projeto, desenvolvido com a atuação da Ouvidoria Geral do Município, tem como objetivo fortalecer a participação cidadã, permitindo interações diretas e em tempo real por meio de um aplicativo para computadores e dispositivos móveis. Além disso, a plataforma possibilitará o envio de demandas e solicitações diretamente às secretarias municipais, tornando o atendimento mais ágil e eficiente.

A Ouvidoria Geral do Município disponibiliza para o cidadão os seguintes canais de comunicação:
E-mail: ouvidoria@duquedecaxias.rj.gov.br
Telefone: 3900-1651
Atendimento Presencial: Alameda Esmeralda, nº 206 – bairro Jardim Primavera.

 

fonte: secom

Comentários