O Hospital Ferreira Machado (HFM) realizou, nessa segunda-feira (22), uma apresentação especial do Coral “Cantando a Vida”, formado por colaboradores da equipe de enfermagem, em uma ação que integra a campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida.
De forma alegre e positiva, o grupo percorreu os corredores do hospital, levando conforto e acolhimento a pacientes e funcionários por meio da música. Durante a apresentação, o coral entoou louvores como “Deus está aqui” e “Mover do Espírito”, transmitindo mensagens de esperança e cuidado.
Para o enfermeiro Washington Oliveira, ações como essa têm grande importância. “A apresentação do coral é um ato simbólico dentro da campanha Setembro Amarelo. O objetivo é abrir o diálogo sobre a valorização da vida, o altruísmo e o cuidado com colegas de trabalho e pacientes, além de enfatizar a importância da saúde mental”, afirmou.
A líder do coral, Janaína Pereira, reforçou o propósito da iniciativa: “Cada instante é uma oportunidade de recomeço. Durante a apresentação, distribuímos pequenos panfletos com mensagens positivas pelos corredores do hospital”, enfatizou.
Pacientes e familiares também destacaram o efeito da música. Tainara Oliveira, mãe da pequena Maria Luiza, de 1 ano, internada na pediatria com bronquiolite, comentou: “A música proporciona momentos agradáveis aqui dentro do hospital, permitindo a expressão de sentimentos, palavras de esperança e emoções mais profundas”, frisou.
Já Paulo Roberto Nunes, internado na Clínica Cirúrgica há 10 dias após uma cirurgia no braço, disse que a ação trouxe conforto em meio à dor. “A música, com a junção das vozes do coral, é uma ponte para espalhar mensagens de cuidado e empatia”, destacou.
fonte: secom